sexta-feira, 20 de maio de 2011

DESAFIO EM CRISTO


Mudar sempre nos causa medo. Ainda que a mudança seja para melhor. Não importa! Mudar significa romper com valores e costumes arraigados e já incorporados ao nosso cotidiano. Por isso a vitória sempre custa tão caro. Vencer requer esforço e perseverança.

E não apenas em momentos isolados, mas de forma freqüente e obstinada. Seja para perder peso, passar em um concurso ou mesmo conquistar e manter o amor de alguém. Mas, ainda que todos reconheçam que a prática constante de hábitos positivos traz bons resultados, poucos são os que de fato conseguem incorporá-los. Poucos são os que estudam com afinco, cultivam a polidez, comem moderadamente, etc.

Buscamos o prazer pelo prazer, ainda que conscientes de que a médio e longo prazo, seus resultados serão tudo, menos prazerosos.

Assim também é com a aceitação a Cristo. Afinal, quantos, mesmo reconhecendo a sapiência dos seus ensinamentos, realmente os incorporam em suas vidas? Não basta orar 500 vezes por dia e gritar aos quatro ventos: “SOU CRISTÃO!”, se você mente, sonega impostos, fura fila, trai a confiança dos seus próximos, odeia, discrimina,... Até porque, deve-se dar a César o que é de César, e a Deus ao que é de Deus. Ser CRISTÃO É SER EXEMPLO!

Infelizmente, parece que distorcemos tal ensinamento e preferimos sonegar ao que é de Cesar e dar “adeus” ao que é de Deus. É mais fácil, cômodo e lucrativo fazer assim. Ainda que, da mesma forma que acontece com o cultivo de hábitos como o sedentarismo, a gula, a promiscuidade, a preguiça, etc., saibamos que os resultados a médio e longo prazo não serão nada bons.

Em contrapartida, os resultados das boas práticas requerem tempo para serem percebidos Justamente em virtude disso, tantos desistem pelo caminho. Mas os que perseveram, esses são aclamados como campeões, aprovados, felizes no casamento, plenos de paz em Cristo!

Saúde e paz, que o resto, com fé em Cristo, a gente faz!