domingo, 22 de maio de 2011

A PASTEURIZAÇÃO DA FÉ



Você pode até não saber o que significa, mas provavelmente sabe que todo o leite voltado para o consumo tem que ser pausterizado. Pois, a pausterização corresponde a um processo, a grosso modo, de purificação do leite.

Mas fora os aspectos sanitários da pausterização, ela também tem uma grande importância no que se refere à história da ciência e da religião. Afinal, foi a partir do desenvolvimento do processo de pausteurização que foi por terra um dos maiores pilares do pseudo respaldo científico da religiosidade  medieval: a teoria da abiogênese, segundo a qual a vida não precisaria de vida preexistente. De sorte que a lama viraria peixe, lixo viraria rato, etc. E que esta possibilidade representaria a ação criadora de Deus na natureza.

A partir da pausteurização, dogmas reliosos tiveram que se curvar a fatos científicos. Moscas nascem de outras mosca, peixes de outros peixes, microorganismos de outros microorganismos.

Diante disto, você pode pensar que o autor do processo tenha sido um notório ateu. Pelo contrário! São famosas as histórias acerca da fervorosa religiosidade cristã de Louis Pasteur. Dentre elas e demonstração, na pespectiva da lógica, de que o melhor a ser feito é seguir aos ensinamentos de Cristo, mesmo que não seja possível, científicamente, demonstrar em absoluto a sua existência (na perspectiva da ciência formal)

Argumentação, que de forma bastante simplificada, pode ser explicada da seguinte forma:

Se você segue e acredita e Deus realmente existe: sua alma será salva e receberá o direito de juntar-se aos justos no Paraíso;

Se você NÃO segue e NEM acredita e Deus realmente existe: você só saberá a verdade quando for tarde de mais para fazer alguma coisa, quando já estiver condenado ao inferno;

Se você segue e acredita mas no final Deus não existir: você terá levado uma vida digna e justa, orgulhando aos seus descendentes que o tomarão como bom exemplo a ser seguido e de quem se lembrarão sempre com carinho;

Se você NÃO segue e NEM acredita e no final Deus não existir: você terá prejudicado diversas pessoas e provavelmente envergonhado em muito aos seus descendentes. Terá tido muitos prejuízos e corrido sérios e desnecessários riscos.

Assim sendo, resta mais do que demonstrado que todo mundo só tem a ganhar seguindo aos ensinamentos de Jesus Cristo. Fato mais do que demonstrado, até mesmo no mais simples como de leite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário